São Miguel

São Miguel foi fundada em 1948 e conta, em 2021, com 300 famílias. Situa-se à margem esquerda do Rio Arapiuns, a aproximadamente 4 horas de barco de Santarém, e compõe o território da Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns.

A comunidade possui duas pousadas comunitárias com refeitório: uma para até 30 pessoas no centro da comunidade e outra para até 20 pessoas no bairro do São Marcos. Cercada de belas praias em pontas de areia, os visitantes podem ainda fazer a Trilha para o igarapé Encanto da Amazônia, passeio de canoa pelo igapó, oficinas de artesanato em palha de tucumã, de grafismo indígena, participar de rituais de empalhamento de farinha, luais, piracaias e serenatas à beira do rio.

Além do Turismo de Base Comunitária, a comunidade tem como fontes de renda o manejo e os subprodutos da mandioca (farinha, tucupi, tarubá) e o artesanato em palha de tucumã com tingimento natural, que é desenvolvido pelo Grupo Arte Palha de cooperadas da Turiarte.

São Miguel é também conhecida pelas suas atividades culturais, como a Dança do Chapéu (onde as vestimentas são confeccionadas com pequenos chapéus de palha de tucumã) na festa do padroeiro e festa de São Domingos, uma tradição familiar com castelo de velas flutuantes na Ponta da Morena.

pt_BRPT_BR