Urucureá

A comunidade de Urucureá se situa na entrada do Rio Arapiuns, na margem direita, e é circundada por ele e pelo Rio Amazonas, fazendo parte do território do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande. Em 2021, a comunidade é formada por 80 famílias que vivem do Turismo de Base Comunitária, do manejo e subprodutos da mandioca e do artesanato em palha de tucumã.

O visitante pode aproveitar as belíssimas praias que se formam na enseada à entrada da comunidade, e também conhecer as trilhas da Boa Vista e a trilha até o Rio Amazonas. A comunidade está se preparando para oferecer a gastronomia local em seu refeitório que já está em construção. Além disso, também podem participar das oficinas de artesanato em palha e tingimento natural na Casa do Artesanato, com as artesãs do Grupo TucumArte, e compartilhar do momento em que elas se reúnem para tecer embaixo da mangueira.

Contam os comunitários que existem duas explicações para o nome da comunidade: o barulho da coruja e a fartura de urucum. O poeta local Antônio Ferreira Rodrigues canta assim:

“Será de coruja ?

Ou de urucum. Seilá !

Eu só sei que o nome do meu paraíso é Urucureá”

pt_BRPT_BR