Vila Anã

A comunidade de Vila Anã fica localizada na Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns, à margem esquerda e logo na entrada do Rio Arapiuns, distante três horas de barco e uma de lancha a partir de Santarém.

A fundação da comunidade aconteceu entre os anos de 1954 e 1958, sendo que, antes disso, o nome da comunidade era Muanã, em referência a um “encantado” que se apresentava pelo Sr. Manuel Antônio, um xamã. Ainda hoje os comunitários acreditam que o Muanã protege o lago da comunidade e persegue durante a noite aqueles que pescam demais ou abusam da natureza. 

Porta de entrada do Rio Arapiuns, a comunidade de Anã é uma referência no Turismo de Base Comunitária, e conta com hospedaria para até 36 pessoas, sendo 21 em alojamento fechado e 15 em redário aberto. O restaurante comunitário oferece opções vegetarianas e veganas, além de café da manhã regional.

Além do lago e das belas praias, como a Ponta do Icuxi, a comunidade oferece a possibilidade de conhecer experiências de piscicultura (com produção própria de ração) e meliponicultura (abelhas em ferrão).

pt_BRPT_BR